A Rede de Computadores é uma formação de nível superior. Trata-se de uma formação da modalidade tecnólogo, que garante grandes oportunidades para os graduandos na área. Afinal, a internet é indispensável nos dias de hoje. 

Ao ingressar nesse curso, os graduandos desenvolvem seus conhecimentos e habilidades na área em um período de 5 semestres. Quando os alunos terminam o curso, estão preparados para melhorar o sistema de computadores e os dispositivos conectados a ele. 

Então, se você tem interesse em ingressar no curso de Rede de Computadores, o primeiro passo é conhecer mais detalhes dessa área. Dessa maneira, é possível descobrir se ela é ideal para você, ou não. Veja, a seguir, mais informações. 

Clique aqui e confira outras opções de curso tecnólogo para você garantir o seu futuro!

Descubra tudo sobre o curso tecnólogo Rede de Computadores

Primeiramente, ao ingressar em um curso de Rede de Computadores, os alunos são capacitados a construir as redes de computadores pessoais, empresariais e de produção automatizada. 

Assim que os graduandos finalizam seus estudos, ele estará preparado para montar seus projetos de pequeno, médio ou grande porte. Além disso, o profissional consegue avaliar qual é o desempenho de uma rede, propondo melhorias para aumentar a qualidade.

Atualmente, a busca por esses profissionais aumentou. E, ao buscar oportunidades no mercado de trabalho, o tecnólogo de Rede de Computadores pode trabalhar em empresas da área de Tecnologia da Informação ou de outros segmentos. 

Além disso, os profissionais têm oportunidades de cursos técnicos na área. Isso porque, enquanto o técnico atua na parte operacional dos sistemas, o tecnólogo tem competências e técnicas para atuar na gestão de redes de corporações. 

Como é o curso de Rede de Computadores? 

A duração média do curso é de 5 semestres. No decorrer da graduação, os estudantes são preparados para atuar nos projetos, gestão e melhoria dos computadores, sejam de redes pessoais ou corporativas. 

Trata-se de um curso da modalidade tecnológica, com matérias voltadas para o mercado de trabalho real. Atualmente, esses profissionais são altamente requisitados, principalmente por estarmos na era da internet. 

Por se tratar de um curso tecnólogo, ele se caracteriza pela curta duração. Dessa maneira, os estudantes ingressam rapidamente no mercado de trabalho. E, ao concluir seus estudos na área, é possível seguir em diferentes campos de atuação. 

Para atuar na melhoria das redes de dispositivos, sejam corporativos ou pessoais, os profissionais devem se especializar através da Rede de Computadores. E, para entregar bons resultados, é necessário preencher algumas habilidades e competências na área. 

Quais são as habilidades e competências necessárias? 

Durante o curso de Rede de Computadores, os estudantes devem ser capazes de desenvolver algumas habilidades e competências para atuar na área. Veja quais conhecimentos são desenvolvidos: 

  • Os profissionais devem ser capazes de mapear as principais demandas de seus clientes.
  • Para garantir melhorias nos sistemas dos computadores, esses profissionais devem ser capacitados para criar projetos, desenvolver suas ideias e, por fim, administrá-las da melhor maneira. 
  • Devem ser capazes de planejar os ambientes de tecnologia da informação da melhor maneira. 
  • Os profissionais graduados nessa área devem prestar todo o apoio técnico para seus clientes, seja de corporações pequenas, médias ou de grandes portes. 
  • São responsáveis por assinar toda a documentação de um projeto, além de informar todas as etapas. 
  • Garantir que os ambientes sejam seguros para seus clientes através da avaliação do funcionamento. 

Essas são as principais competências desses profissionais, mas não são as únicas. Dependendo da instituição de ensino que você escolher, é possível adquirir competências complementares na área, que são essenciais para atender a altas demandas em seu trabalho. 

Qual é o perfil profissional? 

Para desenvolver seus projetos da melhor maneira possível, os profissionais devem preencher algumas características, são elas: devem ser capacitados para a resolução de problemas, ser organizados e terem pensamento lógico. 

Além disso, os profissionais devem ser capazes de trabalhar em equipe, já que essa área demanda isso. Inclusive, devem ser pontuais, preparados para atuar na área desenvolvendo suas habilidades e competências. 

Esses profissionais também devem saber se comunicar bem, já que precisam delegar e distribuir tarefas no dia a dia. Ou seja, para se destacar nesse campo de atuação, é necessário preencher esse perfil profissional. 

rede de computadores

Como é o mercado de trabalho para esses profissionais? 

Por fim, os graduandos do curso de Rede de Computadores podem exercer suas atividades desde escritórios de advocacia até prefeituras de sua região. Hoje as empresas precisam de redes seguras e confiáveis. E, para garantir isso, esses profissionais são necessários. 

Atualmente, o mercado de trabalho para tecnólogos em redes de computadores é amplo, além de estar extremamente aquecido. Na verdade, esses profissionais podem atuar em diferentes áreas, sejam em empresas privadas ou públicas. 

Se você está buscando por uma oportunidade em empresas de tecnologia, seguir essa carreira pode ser uma opção. Além disso, é possível ingressar em indústrias de software ou operadoras de celular. Esses profissionais também podem seguir carreira como autônomo.  

Rede de Computadores: como é o tecnólogo na área?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *